sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FAZ ANOS A NETA & COMPLETA UM ANIVERSÁRIO O AVÔ

A Beatriz fez - ou melhor, faz - hoje anos.
Completa o seu 7º aniversário, digamos que o primeiro da pré adolescência.
Os meus parabéns "minha linda" (mesmo passageiramente desdentada, o que te torna ainda mais engraçada).
Vais com toda a certeza ser feliz, não obstante as agruras que a vida, inapelávelmente também te vai trazer.
Infelizmente por motivos que não interessam para nada, não pode estar fisicamente na tua festa, mas acredita: estive em pensamento, como aliás também estive no 2º aniversário da Matilda, a tua linda irmã.
Coisas pequenas da vida.
Porém, importante é que o saldo entre os momentos de felicidade que vais ter e os de menor felicidade que também terás seja positivo.
Desejo do fundo do coração que assim aconteça.
Já não terei, com toda a certeza oportunidade para ver - e poder avaliar - mas isso vai ser o menos importante.
Importante é que de facto se concretize o desejo que acima exprimo.
Mais uma vez: parabéns e que sejas feliz, sobretudo com aquilo que a tua personalidade vier a decidir para ti própria.
Falo no título que eu completo um aniversário.
Na realidade por feliz coincidência no dia em que a Beatriz faz anos, completo um aniversário da data com que comecei a trabalhar na minha profissão de sempre: os seguros. A Claudia quando era pequena dizia que queria ser "segureira". 
Tinha eu uns tenrinhos dezassete anos, portanto já lá vão quarenta e dois. Comecei, portanto em 1970.
Quarenta e dois anos de uma carreira de que muito me orgulho (desculpem o orgulho, mas a falsa modéstia, é arrogância [ há outras formas de arrogância, também]).
Orgulho-me eu e podem orgulhar-se os meus Pais, os meus Sogros,  a minha Mulher, sem ela não o teria conseguido, a minha Filha e provávelmente as minhas Netas quando tiverem capacidade para entenderem estas coisas.
Comecei com dezassete anos como praticante de escritório e acabei, a meu pedido, como Admnistrador de uma seguradora multinacional (fui-o durante mais de quinze anos). Percorri e fiz nos seguros tudo aquilo que havia para fazer, menos ser atuário e programador informático, embora tenha liderado grupos de trabalho de informática, também. Acumulei funções tão antagónicas como ser Responsável Técnico e simultâneamente Responsável Comercial. Com a minha direcção pela primeira vez a Victoria teve lucro na área dos ramos reais, etc. etc. Desculpem esta divagação...mas é orgulho.
Cumpri sempre a minha obrigação: sempre fui leal, nunca atraiçoei ninguém, fosse pelo que fosse, ajudei muita gente a ter trabalho, nunca emprego, gente essa que na sua esmagadora maioria,  me ajudou a construir a carreira que construí e a quem estarei para sempre grato.
No entanto nunca deixei de dizer aos meus superiores hierárquicos, com o devido respeito, o que pensava, sobre os mais diversos aspetos profissionais o que me permitiu ter, uma "fama", nomeadamente na última empresa onde trabalhei - a Victoria - de ser frontal, mas justo, mas sobretudo que era, -ainda sou,- capaz de ouvir os outros.
E só depois decidir, não abdicando dos meus principios.
Tenho em suma muito orgulho no que construí.
E isso nunca ninguém me vai tirar, por mais que tentasse(m).
Como vêm estamos em termos de "aniversários" umbilicalmente ligados, eu e a minha neta Beatriz: ela porque faz anos de vida e eu porque faço anos em que comecei a trabalhar: 10 de Agosto.
Até á próxima e obrigado se decidirem ler esta auto massagem ao [meu] ego.

Sem comentários:

Enviar um comentário