sábado, 25 de setembro de 2010

GOOD NEWS

Não há dúvidas: a vida é como os alcatruzes da nora, umas vezes para cima outras para baixo.

Se há dias dei uma má noticia, relativamente a um (novo) problema de saúde de que padeço e que é irreversível, mas que não me abaterá, como outras situações não me abateram e não me abaterão, hoje tenho a sorte de poder dar uma boa noticia:

O meu Pai, não estando curado do problema de saúde que tem - longe disso -está francamente melhor.

Na realidade ontem à noite quando chegámos a Aldeia da Ponte, o que nos ultimos tempos tem sido a nossa peregrinação habitual aos fins de semana, e por vezes não só, tivemos a grata surpresa de saber que o meu Pai tinha sido "despedido" do Hospital da Guarda, onde esteve quase um mês internado, devido ao seu anterior agravamente do estado de saúde.

Calculam noticia mais agradável? Se tiverem a felicidade de ter Pai e se forem Amigos da Familia, compreendem. Senão é porque não têm a sorte de ter uma coisa, ou será porque o não são. Adiante.

De facto o meu Pai, muito embora não esteja curado, nota-se á vista desarmada que está melhor.

Confesso que já não esperava, a pontos de chorar muitas lágrimas por isso. Sem vergonha e com humildade o assumo. Umas a Marina viu, outas nem sonha. O que nem sequer é importante.

Tudo o que tem gravitado á minha volta, depois disto, me interessa, porque esta era -é - para mim a main question.

Há pouco fui com o meu Pai visitar um dos seus Amigos. O Manuel "Anito", que como calculam tem sensivelmente a mesma idade do que ele. Aliás eram quatro Amigos: O meu Pai, António, o Fernando, o Agostinho e o referido Manuel "Anito". Alguns copos bebi com eles e algumas lascas de presunto comemos todos juntos. Á Aldeia da Ponte, que como entenderão é a melhor Terra do Mundo.

Todos eles, têm problemas de saúde, uns mais graves do que outros e um deles já faleceu, o Fernando, individuo extremamente culto e afável. Dizemos sempre ou quase, isto dos mortos, mas este era de facto.

Muitas vezes fomos todos ver os bois, nos lameiros, que iam ser lidados na Capeia Raiana da minha Terra.

Impressionante, para mim, foi o encontro entre o meu Pai e o Manuel "Anito", pois de imediato, depois das habituais saudações, se perguntaram um ou outro se iam á lenha, ou se iam ver os referidos bois.

Impressionante pela nostalgia, mas simultâneamente alegria de se abraçarem, um baixo e magro, o meu Pai, outro alto e gordo, o Manuel.

Quando saí, voltei, sózinho, a chorar.

Só fui interrompido dessa situação pelo meu Amigo Severino, que preocupado pela anterior mensagem, fez o favor de me telefonar.

Amigo Severino, um grande abraço e obrigado pelos cuidados.

De hoje a uma semana vamos de férias. Desta vez vamos ao Vietname e como calculam o estado de espirito não era o melhor para férias e muitomenos para prolongadas ausências.

No entanto e pelo menos por enquanto, parece que podemos ir um pouco mais confiantes, e com um pouco mais de alegria. Ou pelo menos menos preocupações.

Naturalmente que vamos ter saudades da Familia, especialmente das minhas netas, com quem já não "parvouo" há dias, como diz a Beatriz, (a Matilda, Tylly, para mim), ainda não o faz, devido aos ainda tenros pouco mais do que três meses, mas lá chegará, se não houver nada em contrário.

Termino como comecei: os alcatruzes da nora....

Até á próxima.

2 comentários: