sábado, 18 de dezembro de 2010

VIETNAME DAY 7



Hoje estamos em casa, uma vez que resolvemos não ir ver o meu Pai, dado que iremos na próxima semana passar o Natal à minha terra -Aldeia da Ponte - coisa que a Marina nunca fez e eu já nem me lembro da última vez que fiz.
Dar-vos-ei noticias desse Natal, e sobretudo publicarei algumas fotos do "madeiro" que é um dos maiores do País. Aliás, já há uma semana que está tudo preparado, na maior praça da Aldeia e que antigamente servia de "praça de touros" - ai que saudades, ai, ai - e de facto é imponente a pilha de lenha que está pronta a ser "ardida".
Acaba, hoje, por ser um dia muito intenso, uma vez que está cá em casa a BYLLY (Beatriz), estando amanhã o dia reservado para vir cá a TYLLY (Matilda), o que será muito mais calmo,como se calcula.

Feito este pequeno intróito, recuemos um pouco mais de dois meses, até 9 de Outubro e regressemos ao Vietname.

De manhã fomos para o aeroporto de Hanoi - voos domésticos - para apanhar um avião para HUE.

Depois de fazer-mos o competente check in, preparámo-nos para entrar na sala de embarque. Como habitualmente e seguindo o velho ditado "ladies first" a Marina ia á minha frente e mostrou o boarding pass a um soldado que estava a fazer o necessário controlo. Ouvi-o a conversar com a Marina, mas não percebi o que dizia, do mesmo modo que a Marina também me parecia que não estava a perceber, uma vez que o inglês do soldado, estava longe de ser brilhante.

De qualquer modo a Marina lá teve ordem de entrar na sala de embarque, chegando por conseguinte a minha vez de obter a respectiva autorização.

Aproximei-me então do soldado, e mostrei-lhe o passaporte - é obrigatório mesmo nos voos internos - e o boarding pass. Qual não foi o meu espanto quando se virou para mim e disse: "Portugal? Sporting great club". (Exactamente assim). Respondi-lhe:do you know Sporting, from Portugal????

"Yess I know very well. Every one in Vietname knows Sporting from Lisbon" (aqui confesso que me irritei, pois o Sporting é de Portugal e não de Lisboa, que isso é "atributo" de outros, bem mais pequenos, mas com a mania que são maiores...). "Sporting is much more known that Porto and Benfica", exactamente por esta ordem.

"Good luck"!!! See you, respondi-lhe.

Estão mesmo a ver que a minha auto-estima subiu em flecha, uma vez que apenas uma ou outra vez me tinham referido o Sporting em inúmeras viagens que já fiz ao estrangeiro.

Lá apanhámos o avião e cerca de 50 minutos depois aterrámos em HUE, onde nos esperava um outro guia, tipo novo, de seu nome Kween - não sei se é assim que se escreve - mas extremamente culto.

Á tarde fomos visitar os tumulos de TU DUC e KHAI DINH, antigos principes e visitámos um mercado: Dong Bay, que era mais do mesmo, ou seja, tudo misturado, mas absolutamente fascinante, tal a confusão que para nós ocidentais, aquilo representa.

Porém esta minha observação não é uma critica, muito antes pelo contrário.

Á noite fomos dar uma volta a pé pela cidade, como outras pequenas cidades de provincia, também esta extremamente limpa e segura, onde jantámos, continuando a saborear a muito boa comida Vietnamita.

Acabou por ser um dia curto em termos de conhecimento, uma vez que como é sabido qualquer viagem de avião, ainda que pequena, acaba por roubar muito tempo.
Voltarei em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário