segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VIETNAME DAY 5 & 6
















Agreguemos estes dois dias, onde muito andamos de carro e que foram os últimos que passamos em Hanoi, ou se se quiser que dormimos em Hanoi, pois passar lá o dia, não é correcto dizer.
No dia 7 de Outubro, saímos verdadeiramente de Hanoi para o Vitname real.

Ou seja mergulhámos no verdadeiro viver de provincia do Vietname.
Andámos 2 horas de carro, que como sabem é um verdadeiro suplicio, tal a parafernália de diferentes veículos que encontramos, vindos do mais estranhos sentidos e transportando as mais inacreditáveis mercadorias, que é possível imaginar.
Ao fim de duas horas de caminho, chegámos á provincia de NINH BINH e á antiga capital de HOA LU, começando por "mergulhar" em templos, que ainda estão em muito razoável estado de conservação, não obstante as duas guerras que assolaram o Vietname, como já sabemos.

Dali seguimos para VAN LONG onde fizemos um pequeno passeio de barco, conduzido por uma VIETNAMITA (ali os VIETNAMITAS), devem ter ficado cansados das guerras...
Foi de facto um passeio muito bonito, ainda por cima, sem que remar, por uns canais, deuma água completamente cristalina e pejada de flores muito bonitas, que finalmente terminou, ou teve o seu epílogo da gruta de TAM COC.

O silêncio que ouviamos era de facto ensurdecedor. Apenas ouviamos os dois remos a bater na água e ainda assim de uma forma práticamente imperceptível.

Espectacular, sem dúvida.

Dali seguimos para um almoço, sem história e regressámos a HANOI.

Neste dia e porque já estavamos um pouco fartos de comida Vietnamita, descobrimos perto do hotel, um restaurante alemão.

Fomos a pé (eram menos de cinco minutos) e lá comemos umas salchichas (como dizem as "tias"), ou salsichas, como dizem as pessoas. Estavam muito boas e foram devidamente acompanhadas com umas loirinhas, também elas alemãs...mas sem pernas, porque havia policia por perto...
Quando acabámos o jantar desatou de caír uma verdadeira tempestade tropical, as quais nunca se sabem quanto tempo duram. Chovia de facto cats & dogs.
A pé não podiamos voltar, não obstante a distância ser no máximo de dois quarteirões. No restaurante perguntámos por um taxi. Chamaram-no, mas á cautela (vai-se aprendendo alguma coisa) perguntámos quanto seria o seu custo. Lá nos disseram que seria no máximo 20.000 DONGS, ou seja cerca de um dólar (19.000 DONGS é um Dólar e 24.000 um Euro). Chegámos ao Hotel passados 2 minutos se tanto e perguntei: quanto é? Resposta: 40.000 DONGS. Lá disse ao VIETCONG que no restaurante me disseram que seria metade. Resposta: está bem!!!!
Ou seja, os taxistas portugueses, estão parcialmente ilibados!!!

No dia seguinte, lá saímos outra vez cedissimo, do Hotel pois esperava-nos, desta feita, uma viagem de três horas e meia, com os mesmos "atributos" das anteriores.

Viemos para Sul em direcção á provincia de HOA BINH e á localidade de MAI CHAU. Foi uma viagem cansativa, mas simultâneamente espectacular pois toda ela foi feita em montanha e em vales, onde em socalcos se planta arroz. De facto valeu o esforço.

Aqui sim, conclui-se que o VIETNAME é um País extremamente bonito em termos paisagisticos.

Pela hora de almoço desembocámos numa aldeia, onde as pessoas ainda vivem como antigamente, ou pelo menos tentam fazer crer que o fazem: sem camas, por exemplo, dormindo no chão de madeira das casas e tapando-se com uma manta. Será verdade? Será sópara Turista ver? Não concluí nada.

O que sabemos é que a aldeia é bonita, muito limpa e que o almoço,á beira de um pequeno lago, muito calmo, estava muito bom e que o vinho de arroz que bebemos....recomenda-se.

Ou seja para terminar a nossa visita a HANOI e "suas imediações", a opção foi boa,uma vez que o que fica são sempre as últimas impressões.

Acima vou deixar algumas fotos relacionadas.
Até á próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário