sábado, 31 de março de 2012

A HORTA DO GA

Os tempos de crise, impelem-nos a ser mais criativos. Mas não só os tempos de crise. Os tempos do outono da vida, empurram-nos, aos que conseguem, claro, para as suas origens.
As origens variam, consoante a formação e a educação que nos deram e que tivemos a capacidade de apreender.
Indiscutivelmente que as minhas origens são da terra, muito embora eu tenha tido o previlégio, de ter evoluido (?) para outros meios, assaz mais, muito mais, diria, prazenteiros e rendáveis.
Não obstantante isso, não esqueço - nunca esquecerei, aliás - as minhas origens e as dos meus Pais e as dos meus Avós e as da minha Familia em geral.
Coisa que lamentávelmente nem toda a gente consegue reter, por uma razão ou por outra.
Vem isto a propósito de eu e a Marina ter-mos a felicidade de ter-mos uma casa, com um pouco de terreno - quem me dera ter tido a possibilidade de ter mais - e que habitualmente utilizavamos exclusivamente, ou quase para plantar flores.
Ficava, sem dúvida, extremamente bonito o jardim (do corpo nos saía, convém não esquecer...).
Este ano, unilateralmente decidi, num dos canteiros, não plantar flores, mas sim uma pequena horta.
Dá gosto ver, dá gosto olhar para os produtos a crescer e a boca a salivar, dá gosto dar alguns deles, enfim dá gostos...(ou likes se quiserem...).
Assim, este ano, decidi, plantar tomateiros, alfaces de qualidades diferentes, verdes e escuras (não sei o nome apropriado...), pimentos de diversas qualidades, normais, piri-piris e de padron, beringelas, pepinos, salsa, coentros, morangos, alhos franceses, etc.
Dir-se-á, isso é que vai ser poupar dinheiro!!! Responderei: não, isso é que vai ser contribuir para a riqueza nacional, coisa a que todos, mas todos, deviam ligar em cada atitude, decisão, acção, etc.
Claro que o contributo é ridiculo. Disso tenho a consciência, como aliás, tenho de outras coisas.
Porém o mais importante é o orgulho e a satisfação de provar a mim próprio que se tiver que me agarrar a outra "enxada", sei como o fazer.
Vou disponibilizar algumas fotos e futuramente divulgarei outras, para que aqueles que "me" seguem por esta via, possam avaliar a beleza que estou seguro, vai saír daqui.
Até á próxima.



2 comentários:

  1. WOW, parabens tio, a horta esta a ficar fantastica!!! Aposto que pouco ou muito que saia daqui tem certamente outro sabor quando voces comem estes legumes:)

    ResponderEliminar
  2. Perfeito!

    Mas o começo do post (Os tempos de crise) fez-me lembrar a tirada do Cavaco sobre a mesma...

    ResponderEliminar