domingo, 9 de setembro de 2012

DOOW NIBOR

Estranho título para um post.
Reconheço-o, mas já lá vamos.
Na passada sexta feira, foram mais uma vez, os portugueses, surpreendidos com outra coelhada.
O curioso é que foi minutos antes do mesmo canal de TV transmitir mais um jogo da Seleção Nacional de futebol, que como é mais ou menos consensual, ainda é, das poucas coisas em que o povinho vai acreditando. Com ou sem razão.
Desta vez e porque "não podiam apenas os funcionários publicos e reformados" ser sacrificados, para pagar os desvarios do passado recente e que continuam, com aumentos que travam a economia - só um leigo não (quer) entender -, com exceções aos cortes salariais, nomeadamente aos Amigos dos partidos do governo, com a passagem de Institutos Públicos a empresas públicas, para assim poderem, passar pelo intervalo da chuva dos cortes, etc., etc., decidiu o douto coelho mais os seus correlegionários, meter todos - excepção feita aos citados, provávelmente - alargar o corte, através de mais um imposto encapotado, aos rendimentos do setor privado e metendo na amálgama criada os ditos funcionários públicos. Os reformados são um caso á parte porque (já) não chiam. Ou chiam baixinho.
Sim, o que é o aumento para a Taxa Social única senão um aumento de impostos disfarçado?
Nem no carnaval, nos bailes trapalhões há máscaras tão más.
Como se isso não bastasse, preparem-se os agora atingidos para mais um aumento, pelo menos: o IRS com o apertar dos escalões. Isto porque se se apertam os escalões só pode ser diminuir a quem paga mais e aumentar a quem paga menos. Não é Senhor Douto (assim, sem erre) Coelho?
Ou inventou outra fórmula qual Eistein com a sua teoria da relatividade?
Não o acho com inteligência para isso. Esperteza? Talvez. O que como se sabe é completamente diferente (conheço outros que pensando que são inteligentes mais não são do que uns chico-espertos...).
Mas pasme-se, para além de tudo isto, e que não é pouco, decidiu o Douto Coelho reduzir a TSU paras as Empresas, alegando que assim se cria emprego!!!
Só pode estar a chamar estúpidos aos contribuintes pagantes!!!
Então será que a Galp, Telecom, EDP, Continente, Jerónimo Martins, Banco Espirito Santo, Banco Comercial Português, BCI, TAP, BRISA, Grupo Caixa, etc., vão desatar a admitir pessoas gastando os milhões de euros que poupam na TSU, correspondendo assim aos "desejos" do pai desta "criança" altamente deficiente?
Ou vão antes empochar estes milhões para solverem compromissos e distribuirem pelos acionistas?
Vai uma aposta, que a segunda hipótese ganha por dez a zero, pelo menos?
Enfim eles, os chico espertos, podem dizer que isto não são impostos, podem mentir como quiserem, mas o contribuinte, que não tem por onde fugir, não se deixa enganar.
Vamos lá então ao título deste post.
Lembram-se daquele estória que nos contavam em pequenos, de que o Robin dos Bosques "gamava" aos ricos para dar aos pobres, não lembram?
Em Portugal temos agora a estória, tornada verdadeira.
Só que ao contrário: "gamar" aos pobres para dar aos ricos (leia-se empresas)!!
Experimentem ler o título ao contrário...
Até á próxima.


1 comentário: