sábado, 9 de março de 2013

DUNEDIN A LAKE TEKAPO

Depois de mais um prolongado interregno,vamos lá continuar esta estafada e estafante viagem pela NZ que vai inexorávelmente a caminho de um glorioso final, mas ainda assim com inúmeras sensações de espanto pelas mais diversas razões.
Uma delas aconteceu exatamente neste dia, 22 de Novembro.
O dia amanheceu soalheiro, mas frio, como tem sido hábito nesta viagem.
Ainda bem que assim foi, pois esperava-nos uma longa e dificil viagem de quase 500 Km em direção ao Lake Tekapo.
Foi uma etapa que na sua origem teve um longo caminho, quase sempre a subir, por montes e vales (a descer claro), pintalgados de amarelo e branco: amarelo das giestas e branco de inumeros animais em movimento que tentavam a todo o custo comer o mais possível que conseguiam: borregos e ovelhas. Inólvidavel espetaculo que nos divertiu imenso, pois de cada vez que passavamos por um campo onde eles e elas pastavam, eu, que conduzia, nessa manhã, tocava a buzina do jipe e era ver cada um dos bichos a fugir para seu lado, em correrias loucas e saltos quase mortais.
Divertimento, sem dúvida.
Ás tantas decidimos mudar do rumo normal. Em boa verdade o Gerd e eu já o tinhamos decidido, em segredo, pois nada queriamos dizer ás Senhoras, uma vez que o caminho que tinhamos decidido tomar era, e é, agressivo, mas simultâneamente deslumbrante.
Em lugar de seguir-mos o caminho normal, decidimos ir por Dansey Pass, um caminho de terra batido no meio da montanha, que nos fez sentir verdadeiros pilotos de rally.
Os precipicios eram de uma altura inexplicável, apenas passava um carro, o caminho só está aberto de Outubro a Abril, estando no resto do ano, habitualmente fechado devido á neve. Enfim verdadeira aventura.
Mas tinha sido por isso que tinhamos alugado um jipe.
A cada curva, as Senhoras no banco de traz pediam para eu ir mais devagar (ia a 15/20 Km á hora, note-se). A cada curva pressentia que fechavam os olhos e rezavam.
Enfim espetaculo dentro do espetaculo.
Cerca das 12 horas chegámos finalmente a Dansey Pass onde existe um hotel que está habitualmente encerrado, porque é impossível aceder-lhe fora dos meses em que a estrada está aberta.
Todo este caminho, até Dansey Pass foi feito a subir, mas ainda nos aguardavam largos Km. de subida.
Parámos por meia hora para beber uma água e tirar umas fotos, aproveitando para dar uma vista de olhos no hotel, todo ele construido de madeira.
Fabuloso hotel. Ficámos com vontade de ficar, mas não pode ser.
Prosseguimos em direção a Lake Tekapo, para mim o mais bonito lago da NZ com a sua água verdadeiramente azul e com a sua capela do God Shepard.
Adiante.
Continuamos a subir, e continuamos a ouvir rezas e pedidos de ir mais devagar (só se fossemos a pé...).
Até que atingimos o cume deste montes.
Parámos de novo e encontrámos duas raparigas a "picnicar" na berma do caminho, com quem metemos conversa. Tinham as bicicletas, pasme-se, enconstadas e disseram-nos que aguardavam por uma amiga que se tinha atrasado e por quem tinham resolvido esperar. Solidariedade.
Ainda não tinhamos almoçado e não seria ali que o iriamos poder fazer, tanto mais que a erva que os borregos comem há muito que tinha acabado, pois estavamos em zona de neves mais ou menos eternas onde nada cresce.
No entanto pressenti que o Gerd, queria trocar de condutor mais cedo, para também sentir a adrenalina de conduzir nesta zona.
Ofereci-lhe o volante e preparei-me para ser eu a desfrutar do risco.
Começamos a descer e eis senão quando vimos a tal ciclista atrasada, a quem demos algumas palavras de incentivo e dizendo-lhe que as suas amigas esperavam por ela, mas que se despachasse senão nada teria para comer. Risos, adeus e desejos de boa viagem.
Prosseguimos a viagem agora num caminho claramente descendente, o que não aliviou as Senhoras do medo que sentiam.
Finalmente chegámos ao Lake Tekapo e ao B & B restando-nos a consolação, (mais ás Senhoras), que com o seu "sofrimento" tinhamos poupado cerca de 150 Km dos 500  inicialmente previstos e que eu e o Gerd nos tinhamos divertido á grande!!!
Vejam mais algumas fotos desta etapa louca!!!











Sem comentários:

Enviar um comentário