quarta-feira, 17 de abril de 2013

TERRORISMO

Boston, 14 de Abril.
Há cerca de cinco anos que não vou a Boston, fá-los-á em Setembro próximo.
Durante 6 anos e de dois em dois anos desloquei-me em trabalho a Boston, permanecendo de cada uma das vezes uma semana.
Aprendi a gostar da cidade.
Com o rio, com as ruas movimentadas, com um cemitério de campas rasas e sem muros a rodeá-lo no meio da cidade, dos esquilos no meio de um jardim no centro da cidade, com a população do Massachussets, um dos Estados mais democráticos dos EUA, origem da Familia Kenedy e onde existe a Kenedy Library, que visitei  e onde não existe há muitos anos a Dead Penalty.
Foi com espanto e pesar que tomei conhecimento do atentado ali ocorrido. Podia ter sido eu, dado o tempo que lá passei, a sofrer as consequências. Ou a Marina que numa das vezes foi lá ter comigo. Pisei de certeza absoluta inúmeras vezes os passeios - quem sabe se o local exato - onde foram largadas as panelas.
Isto porque o meu Hotel, o Coppley, situado em Coppley Plaza está situado a cerca de oitenta metros onde ocorreram as explosões, mesmo junto á Igreja e ao jardim fronteiro ao hotel.
É inadmissivel o que aconteceu aos feridos e sobretudo aos mortos, em especial á criança de oito anos, podia ser a minha Neta Beatriz (foi dela que me lembrei).
Alguns de nós, os inteligentes que não os "espertos" evoluem quando envelhecem (mais experiência, mais racionalidade, amadurecimento dos neurónios, no caso de existirem, e no meu caso, desculpem a estulticia existem), outros, não. Se calhar em definitivo...
Daí a cometer-se terrorismo vai um passo, seja fisico seja "intelectual".
Presto aqui a minha homenagem á cidade de que aprendi a gostar.
É singela, mas é sincera, não deixando de assinalar que o terrorismo também pode ser - estúpidamente - "intelectual" e não só fisico, como neste caso. É também importante sublinhar isto.
Eu conheço alguns casos, os quais só podem existir devido á estupidez, inveja e mesquinhez.
Paciência.
Deixo duas fotos de locais muito perto das explosões,  menos de cinquenta metros, tiradas em 2003.
Até outro dia.
LOCAL DO REBENTAMENTO. AO FUNDO O HOTEL COPLEY EM COPLEY PLAZA



PREDIO DA JOHN HANCKOK ATRÁS DA COPLEY PLAZA. IMAGENS NA TV SÃO VISTAS DO ALTO DESTE PREDIO

Sem comentários:

Enviar um comentário